domingo, 3 de julho de 2011

Derradeiro vôo do nosso querido Professor Cláudio Pinto de Barros


Meus amigos,

Ao abrir meu email neste pernoite, deparei com a dolorosa notícia do falecimento do Tio Cláudio, meu tio, amigo e professor.

Na primeira aula da matéria Introdução ao Projeto de Aeronaves em 1985, o Prof. Cláudio Barros pediu a todos nós, durante a chamada, que levantássemos a mão para  nos identificar. Ao ler meu nome, ele perguntou bem sério: "o que o Sr. é de Levi Bersan?", ao que respondi "filho". Ele então disse: "À partir de agora o Sr. me chame de TIO" e prosseguiu na chamada. Tio Cláudio foi amigo pessoal e "calouro" de meu pai na UFMG, se consideravam como irmãos.

Tive o orgulho de chamá-lo de TIO por todos estes anos, e ao Daniel, de primo. Nossa amizade cresceu muito desde então, apesar do pouco convivio. Recebi com muita alegria seu último presente, os cálculos do CB10 Triathlon.

Uma das pessoas mais simples que conheci, dono de um sorriso tão luminoso quanto sua presença, o Tio Cláudio foi mais que o idealizador e fundador do CEA-UFMG. Ele foi o agregador do espírito de corpo que hoje faz todos nós, Engenheiros Aeronáuticos formados pelo CEA,  se sentirem parte de uma família. Todos nós vibramos com as vitórias e conquistas de cada um, fazendo questão de vincular nossos sucessos ao nome de nossa escola.

Tio Cláudio, VALEU! Todo seu carinho e dedicação estarão presentes para sempre em nossas conquistas. A cada aeronave que bate um recorde mundial, a cada decolagem de um jato comercial brasileiro pelo mundo, a cada campeonato mundial de planadores.

Amanhã, voando de volta para casa, me sentirei, com certeza, próximo ao Tio Cláudio, cruzando sob o brilho de uma estrela muito especial que agora nos ilumina a todos.

Por: Pável da Matta Machado Bersan

Meu pai (Joseph Kovacs) falou com muito carinho do encontro lá em Lafaiete. Acho que foi muito importante para ele e para o Cláudio, cada um, na sua forma, curtindo ver tudo que seus "filhos" estão realizando, e que é fruto do que tão arduamente plantaram a vida toda. Os dois, Claudinho e Zé Kovacs, tem uma característica muito foda, que é ter um enorme prazer em ver a evolução das crias, apostando até na superação, nunca deixando o ego ser um obstáculo.

Por: Otávio Kovacs

Nenhum comentário:

Postar um comentário