sábado, 2 de julho de 2011

Cláudio Barros, um homem a ser lembrado para sempre



Hoje foi um dia muito difícil para o Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG. Perdemos o nosso querido Prof. Cláudio Barros. Tomo a liberdade de escrever este post de uma forma muito pessoal, pois não teria outra forma de o fazer tendo em vista a profunda convivência que firmei com o Cláudio nas ultimas décadas. 

O Prof. Cláudio não foi apenas um professor de engenharia aeronáutica, ele foi um exemplo de vida, uma inspiração, um amigo. Isto não só para mim, mas para vários alunos que tiveram a oportunidade de passar pela UFMG após 1963. Seu jeito tranquilo, feliz e carismático de ser era cativante. Não havia uma pessoa que não se encantava e apaixonava pelas histórias contadas pelo Cláudio. Ele possuía a incrível habilidade de contar histórias, e fazia delas um laço para aproximar e conhecer as pessoas. As conhecendo ele possuía a incrível habilidade de lapidador. Lapidador de caráter. Este foi, de fato, o grande legado do Prof. Cláudio. Não foram os seus 12 projetos de aeronaves, não foram suas bienais, não foram os recordes mundiais que ele nos ajudou a obter. O legado do Prof. Cláudio foram os diversos profissionais que ele ajudou a formar, a moldar e a preparar para se dedicarem, sobretudo a EMBRAER, fazendo dela o sucesso que é hoje. Dizem que a EMBRAER foi fruto da criação do ITA, mas também da obstinação e dedicação do Prof. Cláudio Barros. Além disto, muitos dos que ele preparou, inclusive eu e meu pai, aprenderam também o temer o Senhor. O Prof. Cláudio nos permitiu receber o maior presente possível neste mundo, que é a salvação eterna por meio da fé no sacrifício de Jesus Cristo. Este sim foi o legado do Prof. Cláudio, e todos que receberam isto vão entender exatamente o que eu estou escrevendo aqui.

Mas hoje ele se foi. Não digo mais: infelizmente, porque tenho certeza que ele está sentado a destra do Pai, e hoje vive na Glória. Tenho certeza do lugar que o Prof. Cláudio está, e tenho fé que ele está muito melhor que qualquer um de nós.

Conosco fica a tristeza, a saudade, e a responsabilidade de, ao menos tentar continuar o legado que ele iniciou. Eu, particularmente, tenho certeza que conseguirem dar continuidade na tarefa de projetar e construir aviões como parte  extra-currícular do curso de engenharia aeronáutica (aeroespacial) da UFMG, mas não sei se terei, como ele, capacidade de usar esta atividade como pretexto para ter acesso às pessoas e ser capaz de influênciar as suas vidas, sobretudo no tocante a fé em Deus. Eu espero que sim, mas se não, tenho certeza que Deus proverá um para esta atividade. Ficamos ainda com a tarefa de suportar e ajudar a família que ele deixa na Terra. Seus quatro filhos, Daniel, Flávia, Patrícia e Ricardo, seus netos e, sobretudo sua esposa, Maria Lúcia, Lulucha, ou como ele escrevia carinhosamente, LLX. Ela sim, merece todo o nosso suporte e nosso apoio. Peço a vocês que se lembrem dela!

Cláudio, vá com Deus, suba com asas como águia, porque você sempre esperou no Senhor! O CEA hoje chora a sua ida, mas vamos continuar tocando isto aqui e honrando seu nome! Voaremos cada vez mais alto, cada vez mais longe, e cada vez mais veloz! Eu farei o possível para manter a chama e a alegria do, como você sempre dizia, melhor lugar do mundo! 


Por: Paulo Iscold


Um comentário:

  1. Recebi a notícia e não acreditei. Não podia acreditar. Fui domado de uma tristeza profunda por imaginar que o mundo não tinha mais o prof. Claudio Barros. Todos os que o conheceram sabem o quão importante ele foi para o desenvolvimento da aeronáutica nacional, direta e indiretamente.
    Ele tratava ao mesmo tempo de questões macro e sabia descer ao nível do indivíduo, sempre com lições marcantes ou com uma visão entusiasmada e otimista. Mais que ensinar, ele inspirava. E isso é encontrado em poucas pessoas nesse planeta. Ele tinha um brilho especial.
    Não poderia deixar de expressar a tremenda gratidão que eu tenho a esse grande homem, que nos momentos certos, inspirou minha carreira, me abriu as portas do CEA e pude dar um rumo à vida profissional. Tive uma grande felicidade em conhecer essa pessoa tão especial.
    Há alguns meses atrás, pude me encontrar com ele e conversamos sobre projetos futuros. Por motivos óbvios, escolhemos o CEA para conversar. E depois de tantos anos, essa situação me fez sentir seu aluno novamente e poder recordar mais uma vez de que o CEA, para pessoas como nós alunos, é realmente "o melhor lugar do mundo".
    Sinto saudades do CEA, dos professores, dos amigos, e não dá para imaginar ainda que não mais verei o Claúdio lá. Mas o Claudio fez tudo certo. Além de criar e desenvolver o CEA, escolheu bem seu sucessor, o Paulo Iscold.
    Ele cumpriu por completo sua missão, deixando um legado de valor inestimável para o país. Acredito que de algum modo, de qualquer lugar que ele esteja, ele estará comigo me apoiando, como sempre fez em vida. Digo isso com um nó na garganta e com lágrimas nos olhos, pelo grande sentimento de perda pela ausência desse grande mestre.
    Grande abraço, mestre, vá com Deus e com sentimento de grande satisfação de uma grande missão cumprida.

    Daniel Carneiro

    ResponderExcluir